A Magia do Primeiro Setênio
- Michelle Barbosa
- 2 de jul. de 2019
- 11 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2019
Atualmente se fala muito sobre os encantos e da riqueza que tem o primeiro setênio na vida de toda criança, na verdade de fato é um campo vital de energia existente que nos auxilia um tanto no desenvolvimento de nossa primeira infância desde os primórdios de nossa existência. Feliz são aqueles que nascem e tem em seu primeiro setênio toda atenção, amor, cuidado e amparo necessário para seu desenvolvimento fisico, emocional e espiritual.
Vamos estender no Varal algumas peças sobre essa misteriosa e linda fase em que todos nós passamos por ela e que provavelmente nossos filhos, sobrinhos, netos, afilhados e outras crianças ao nosso redor estão vivendo nesse momento, do qual é fundamental o estudo e o exame da importância que tem esse primeiro setênio na vida de toda criança. Essas informações e estudos podem nos transportar à um conhecimento ainda mais rico sobre muitos aspectos de nossas próprias vidas, ao qual cientes dessa riqueza de energia que tem nesses primeiros sete anos de vida podemos nos capacitar como mães e pais, para saber como elevar ainda mais e auxiliar nossos filhos nessa fase à se transcenderem como seres humanos logo no inicio de sua jornada, possibilitando que eles tenham mais ferramentas e condições de se elevarem e se conhecerem melhor.

Uma vez li essa frase em um livro que falava sobre o primeiro setênio.
Me entregue seu filho ao nascer que lhe devolvo aos 7 anos pronto para viver a vida.
Ao ler essa frase no livro automaticamente me perguntei e comecei a questionar... Como assim? Pronto aos sete anos de vida!?
Claro que eu tive que ler mais sobre o que tinha ali, não me contive e fiquei um tanto impressionada ao ler tudo que era explicado sobre o primeiro setênio, o que esses primeiros sete anos de vida tem de tão mágico. Comecei a entender um pouco mais sobre minha infância até meus 7 anos de vida e depois sobre o segundo setênio que prossegue também outros pontos mágicos.
Mas por hora vou estender hoje apenas sobre o primeiro Setênio.
Depois estendo sobre o segundo... É certo que vão se interessar tanto quanto.
Estudando através da antroposofia sobre os setenios, comecei a aprofundar alguns estudos e pesquisas sobre os campos de energia e a sua relação com o primeiro setênio. Comecei a ligar vários pontos o que fez o estudo sobre o primeiro setênio se tornar ainda mais interessante.
Ao nascer portamos automaticamente os chakras, mas ainda não foi realizado o acesso à eles. É aos poucos que ao nascer vamos acessando a nossa energia através de nossos chakras. Com isso encontrei algumas relações sobre esses chakras ligado ao desenvolvimento infantil nesses primeiros sete anos de vida, foi quando percebi a ligação entre eles e tudo começou a fazer mais sentido.
O Sete (7) tem uma força de energia mágica, encontramos no arco íris as sete cores Divinas, temos a força da criação nos sete dias da semana, como também no chacras encontramos as sete cores junto à sete forças vitais.
Muitos exemplos mágicos podemos encontrar na força do numero sete, se eu for citar aqui todas elas seriam vasta as informações, mas vou resumir falando do primeiro setênio com os chakras que já é um tanto de informações bem significativas para compreender melhor a força que tem o primeiro setênio ligada à elas.
A nossa moleira se fecha aos sete anos de vida, porém permanece nela um microfuro conhecido como portal para entrada da luz Divina, a nossa ligação com Deus, é por onde essa energia Divina entra em nós e nos conecta com uma força superior, ao qual ela se manifesta em nós aos poucos e devagarinho através desse microfuro da nossa moleira localizado no chakra superior - O Cronário.
Interessante saber que temos a existência de 7 veículos de energia que pelos pontos dos chakras se manifestam em nós. Tudo é energia, então somos energia também!
A criança quando nasce está iniciando esse alinhamento e a sua conexão com essas energias vitais existentes entre sua matéria e o seu campo etérico.
O primeiro setênio se conecta entre esses sete campos de energia e também a todos outros conjuntos de fatores ligados ao crescimento, desenvolvimento e aprendizado da criança nesses primeiros sete anos.

https://www.luzdaserra.com.br/os-7-chakras-principais-dos-seres-vivos
A força misteriosa dos sete anos relacionado com os chakras
A cada ano a criança faz uma conexão com cada campo de energia vital em ordem astral de cada chakra.
Ao chegar no mundo, quando a criança nasce, primeiramente ela necessita dessa ligação com o Primeiro Chakra Básico ,da cor Vermelho, (o que se dá também naqueles ritos de colocar fita vermelha no braço da criança logo quando ela nasce, que é tanto para tirar o mau olhado como também uma ligação com esse chakra que traz mais segurança), do elemento Terra, e nessa energia vital de chegada e de inicio para o que te trouxe à vida. Ela inicia primeiramente sentir seu nascimento ligado ao chão em que veio habitar.
No seu primeiro ano ela tem uma conexão forte com esse chakra na busca do sentimento de segurança, ao concluir o primeiro ano de vida, ela começará então a sentir a necessidade de andar, caminhar... estando nesse sentimento de conseguir se sentir mais seguro, ela então começará naturalmente dentro dessa segurança poder se conectar com o segundo chakra.
É aí nesse primeiro ano que entra o afeto diário, presença materna e paterna, cuidados e a demonstração do amor pelo toque, sendo através do colo, da amamentação e de palavras positivas como mamãe e/ou pai estão aqui para te auxiliar. E um dos dois tem que estar sempre que possível presente, visível para a criança na maior parte do tempo possível, pois nesse primeiro ano de vida a presença fiel de um dos dois conecta e aumenta ainda mais na criança o sentimento de segurança fazendo com que ela se alinhe e se conecte com o segundo chakra.
O segundo Chakra Sacro da cor Laranja, do elemento Água, que dará inicio para a criança a força vital no desenvolvimento de fluir mais sua essência e habilidades com a criatividade, ligada ao sentimento de segurança que já foi desenvolvido ela começará então pela busca do caminhar, andar, dar seus primeiros passos dia após dia com mais segurança e facilidade, após conseguir caminhar ela iniciará também tantas e outras descobertas criativas que serão muita delas trilhadas pela criança nesse segundo ano de vida juntamente com a força vital desse segundo chakra o Sacro.
É aí que a presença de estímulos positivos entra para auxiliar a criança a se conectar com a criatividade com mais força, oferecendo para ela brinquedos lúdicos como os montar, de encaixar, de pilhar, com folhas, gis, muito quintal, grama, árvores, natureza e um tanto de musicas de crianças e instrumentais. Será então quando ela começará a inciar o terceiro ano com mais segurança e criatividade, pronta para se conectar com mais qualidade ao terceiro chakra.
A criança comerá a desenvolver o sentimento de força e capacidade vinda da conexão com o terceiro Chakra Plexo Solar da cor Amarelo, do elemento Fogo, que traz para o desenvolvimento da criança ligação com a força vital da percepção de autoestima e do crescimento em sua própria essência.
Literalmente localizada no "umbigo", é aquela época em que a criança vive do tudo é meu, eu quero, me dá etc... podendo ter algumas atitudes explosivas devido à isso. De fato essa fase é importante pois ela necessita perceber melhor suas próprias vontades e necessidades, mas é importante que ela aprenda a ter controle sobre isso.
É aí que entra a orientação do equilíbrio com esse sentimento e a moderação sobre tais vontades, necessidades e a maneira de querer ser atendido. Ensinar a criança aprender a esperar, saber se pode ou não, pedir com carinho e respeito.
Nessa idade e nessa força é importante estar desenvolvendo junto com a criança a compreensão sobre o SIM e o NÃO.
Quando isso é transmitido e pela criança se torna perceptível, ela começa se alinhar com isso consegue se equilibrar mais diante desses sentimentos, é quando a criança começa se preparar com mais segurança, criatividade e autoestima para a quarta e próxima energia de conexão.
Chegando então o quarto Chakra Cardíaco da cor Verde, do elemento Ar. Ligado a força vital do sentimento de se sentir amado, é no quarto ano de vida que conseguimos expressar a percepção e o sentimento sobre empatia e o amor ao próximo. Tudo que nesses 4 anos de vida foi transmitido à criança começará por ela ser transmitido ao seu redor. É chegada a hora do transmitir, do doar... Assim se faz a introdução para esse lindo e poderoso sentimento de partilha, de espalhar o que sente no coração, transmitir seus sentimentos e aprendizados aos outros, tudo isso ligado nessa energia vital do quarto chacra.
É quando a criança começa a perceber o outro(próximo) mais além, e com isso inicia seu processo de comunicação emocional não somente com familiares e irmãos como também com seus primos, amigos e todas as pessoas que dela se aproximar.
É aí que entra a presença da orientação social sobre empatia, do prazer em brincar com o outro e amar o outro também, ser respeitado e respeitar, do receber e do doar. Um trabalho emocional fundamental ligado à esse chakra no seu quarto ano de vida sobre o amor que foi transmitido para si sendo entregue ao próximo.
Com segurança, criatividade, autoestima e empatia a criança começará a se conectar mais profundamente com a próxima energia vital do quinto chakra.
O quinto Chakra Laríngeo, da cor Azul Turquesa, do elemento éter, ligado ao sentimento da força vital da expressão e comunicação. É quando no quinto ano de idade se inicia um desenvolvimento da criança com a capacidade de se expressar e se comunicar com mais clareza e harmonia, do poder em falar mais claramente, expondo suas ideias e sentimentos sem medo ou culpa, de forma segura, amada e empática, ela acessa melhor essa comunicação possibilitando uma melhora na sua percepção de diálogo com o mundo. A criança começa naturalmente a questionar mais as coisas, falar o que pensa diante das conversas e iniciar àquela fase de muitos "Por quês da vida".
É aí que entra as boas informações e disposição dos pais em buscarem ferramentas e oferecer respostas para elas com paciência e conteúdo. Isso proporcionará um prazer na criança em querer aprender sempre mais, perguntando sobre as coisas ao seu redor e recebendo todas as repostas de acordo com sua idade.
Com isso a criança amplia seu leque de conhecimento e entendimento, e começará a entender melhor através dessa comunicação o funcionamento de tudo que ela procurar saber.
Com segurança, criatividade, autoestima, empatia e expressão a criança começará a compreender melhor a próxima energia vital do então esperado sexto chakra que se aproxima dela.
O sexto Chakra Frontal, da cor azul Cobalto/Índigo, elemento Luz (todos juntos), que traz a criança no seu sexto ano uma conexão mais focada com a força vital da inteligência. É quando a criança amplia sua intuição e dá inicio a abertura para sua essência espiritual que começa a se fazer mais presente em suas vivências e atitudes, onde ela pode então começar a se conectar com clarividências, o seu terceiro olho passa a ser mais perceptível.
É nessa idade que muitos clarividentes lembram de ter começado a perceber as coisas com mais intensidade e profundidade além do comum. Ao sexto ano de idade a criança começa a se apropriar mais da sua essência, e com a força da inteligência em equilíbrio com as forças vitais dos chakras anteriores já desenvolvidos ela pode alcançar e acessar com mais facilidade essa clarividência e até mesmo adquirir uma mediunidade, pois seus campos estão bem alinhados, em harmonia e sua essência está equilibrada.
É comum algumas crianças nessa idade terem amigos imaginários, falar de seus sonhos com mais clareza, adivinhar coisas do cotidiano e falar sobre fatos ocultos durante as brincadeiras deixando os pais meios perplexos, isso é apenas um sinal do seu perfeito alinhamento energético.
É necessário que nessa época a criança seja sempre orientada para o bem e o positivo, para o alto e as coisas corretas e certas, como por exemplo: falar a verdade, ser sincera e não passar do limite, pois ela está nessa idade em acesso aberto com essa força do sexto chacra e muito preciso cuidado com a direção que ela venha a tomar.
É uma época também muito sensível espiritualmente, podendo ser um tanto difícillidas com esses sentimentos, pois sua sensibilidade está bem mais ampliada. O contato delas com uma religião positiva, vivências saudáveis é muito importante, é necessário evitar com que elas vejam noticias pesadas de tragédias etc, principalmente nessa idade, porque tendem a trazer para suas vidas todas essas informações com mais profundidade.
Cuidar para não deixar elas muito expostas na casa de outras pessoas por muito tempo para que não vejam coisas indevidas, pois pode ocorrer de acontecer traumas que vivenciado nessa idade é sujeito se tornar um fardo difícil de lidar com o tempo.
Nessa idade a sua inteligência, intuição e percepção do mundo começa a ter uma proporção e uma intensidade maior no campo da sua própria consciência.
O sexto ano é um ano como todos os outros de acesso interior e de resguardo da criança, em seu lar de preferencia, sendo esse sexto ano um ano de maior recolhimento energético onde ela estará abrindo portas para preparar a criança para se conectar com mais clareza e equilibro com as energias do mundo exterior ( não quer dizer que a criança não possa passear e visitar amigos, mas é importante saber que a criança que convive maior parte do tempo em seu lar tem mais equilíbrio principalmente nesse primeiro setênio).
Após todo esse alinhamento de forma correta a criança abre as portas naturalmente para selar seu alinhamento energético com o sétimo Chakra Coronário, de cor Violeta/Branco, de elemento Espaço (Universo), momento em que traz a criança para ativar de maneira mais profunda seu primeiro sentimento de auto realização e transcendência espiritual.
Se entende que nessa época é quando ela está mais apta a lidar com as diversidade e encarar os aprendizados com mais naturalidade. Sua moleira se fechou, já está iniciando o processo de ler e escrever, certamente começará a transpor todos seus sentimentos e habilidades tanto para si como para o mundo.
É quando se inicia a fase escolar, depois de ter aprendido a se perceber internamente, agora ela se encontra mais apta para aprender externamente com mais alegria e vigor. Essa é a melhor idade emocional e energética para se iniciar com estudos externos mantendo o alinhamento ativo do interno, o que faz com que a criança aprenda com mais facilidade e siga estudando de si e todos os aprendizados externo ela saberá usar eles para seu crescimento pessoal.
Existe muitas crianças que ao ter percorrido todos seus campos de energia vital de maneira correta e harmônica até o sétimo ano, se torna bem mais comum ver que elas aprendem com mais facilidade, por vezes até mesmo assustando seus professores com tantas habilidades e discernimento. Nada mais são crianças que passaram por esses sete anos conectando em harmonia com todas energias vitais ligadas ao seus chakras. Todos eles em sintonia alinha todo o campo entérico da criança trazendo muitos benefícios pela vida.
Nessa época elas também começam a falar o que querem ser quando crescer, transmitem seus talentos e já mostram um pequeno sinal de sua missão na terra.
É necessário que nessa idade os pais as estimulem em suas habilidades e mostrem à elas possibilidades dando ferramentas ligadas aos seus dons e também proporcionando experiencias em todas as atividades que elas desejam vivenciar, como por exemplo: esportes, artes, comunicação, musica etc.
Será esse o caminho que virá abrir portas e que fará com que ela compreenda e sinta na sua vivência diária o grande significado e sentido de sua vida.

Imagem: @Pinterest
Só de conhecer um pouco mais sobre o alinhamento dos chakras com o primeiro setênio já podemos perceber um pouco mais dessa grande energia mágica no desenvolvimento infantil.
"Se todos soubessem dessa grandeza, iriam priorizar e conviver bem mais perto de seus filhos durante seu primeiro setênio, enriquecendo ainda mais o futuro vitorioso e saudável que todos eles tem, ao qual não é dinheiro que compra e sim o tempo que se pode dar."
Essa é uma explicação que estendo sobre meus estudos do primeiro setênio que alinha todos esses campos de energia no desenvolvimento infantil.
Se a criança desenvolve a conexão desses campos de energia na presença de seus pais, todos se alinham juntos e se beneficiam de grandes descobertas nesses campos de energias vitais em conjunto.
Seguro
Criativo
Forte
Amado
Expressivo
Conectado
Divino
Assim posso ser eu (EU SOU)
Permita que toda criança possa e tenha o direito de se conectar com sua essência e força vital.

Faça um registro fotográfico de cada ano do primeiro setênio da criança e guarde as melhores memórias.
Leia mais sobre o primeiro setênio além desse estudo que estendi aqui, nesse link abaixo sobre antroposofia:
https://oterceiroato.com/2018/04/10/conheca-a-teoria-dos-setenios-de-7-em-7-anos-a-sua-vida-muda-completamente-2/
http://www.antroposofy.com.br/wordpress/a-biografia-humana-suas-crises-e-chances-de-desenvolvimento/
http://www.sab.org.br/fewb/pw3.htm
http://www.fronteirasul.org.br/sete.htm
Publicado por: Michelle Barbosa
Varal Materno
Comments